O cadastro de relatórios personalizados permite que sejam criados layouts próprios para apresentação das informações, conforme a necessidade. O sistema Elementare já acompanha centenas de modelos por padrão.
1)Descrição do relatório, que será utilizada para apresentá-lo no menu do sistema;
2)Categoria do relatório, indicando a qual submenu do sistema o mesmo irá pertencer;
3)Data e hora da última modificação do registro;
4)Indica se o relatório será apresentado dentre as opções (ativo) ou se ele será ocultado (inativo);
5)Instrução SQL responsável por obter as informações no banco de dados;
6)Botão para importar um relatório através de arquivo (extensão .rpe);
7)Botão para exportar o relatório selecionado para um arquivo (extensão .rpe);
8)Edição do visual do relatório, onde será definido o formato de apresentação das informações;
9)Botão utilizado para apagar quaisquer objetos que tenham sido criados na edição de layout, a fim de reiniciar o processo;
10)Este campo define se o relatório possui uma utilização específica (sendo acessado pelo próprio sistema em alguns momentos) ou se é um modelo para utilização normal a partir do preenchimento de filtros;
11)Lista de versões do relatório selecionado. Estas versões são utilizadas para mapear e atualizar/preservar os relatórios nas atualizações do sistema;
12)Código-fonte do layout, em xml.