Markup

O que é Markup?

 

Markup é um índice aplicado sobre o custo de um produto ou serviço para a formação do preço de venda, baseado na ideia de preço margem, que consiste basicamente em somar-se ao custo unitário do produto ou serviço uma margem de lucro para obter-se o preço de venda.

 

Como funciona o cálculo do Markup ?

 

O preço deve ser suficiente para cobrir todos os custos, despesas e impostos e no final gerar um lucro na venda para manter a empresa ativa, desta forma podemos simplificar a estrutura do markup onde o preço e igual a somatória de todos os elementos inclusive o lucro desejado.

 

(+) Custos

(+) Despesas

(+) Impostos

(+) Lucro

(=) Preço de venda

 

Estes elementos podem ser cadastrados em Estoque >> Formação/Reajuste de Preços >> Markup >> Variáveis de Markup :

 

 

1)Descrição que será apresentada no momento da utilização da variável;

2)Tipo de variável, permitindo o vínculo automático a um imposto específico;

3)Determina se a variável será utilizada para calcular o custo (etapa anterior ao cálculo do valor de venda, para definir a base) ou o valor de venda final.

 

Após cadastradas todas as variáveis que compõem o cálculo, devem ser criadas uma ou mais configurações de markup em Estoque >> Formação/Reajuste de Preços >> Markup >> Configurações de Markup:

 

 

Na aba 'Variáveis' devem ser inseridas as variáveis necessárias e seus respectivos valores/percentuais:

 

 

As configurações criadas ficarão disponíveis para utilização em Estoque >> Formação/Reajuste de Preços >> Markup >> Formação do Valor de Venda Através do Markup:

 

 

1)Nesta porção da grade, serão apresentadas em azul as colunas referentes à variáveis utilizadas para a composição do custo. Para cada variável cadastrada serão criadas duas colunas, uma contendo o percentual e outra contendo o valor. O conteúdo destas é carregado a partir do cadastro da configuração selecionada, porém pode ser informado manualmente, atualizando os valores instantaneamente;

2)Percentual total de custos adicionais. Corresponde à soma dos percentuais definidos no item 1;

3)Nesta porção da grade, serão apresentadas em verde as colunas referentes à variáveis utilizadas para o cálculo do valor de venda final. Para cada variável cadastrada serão criadas duas colunas, uma contendo o percentual e outra contendo o valor. O conteúdo destas é carregado a partir do cadastro da configuração selecionada, porém pode ser informado manualmente, atualizando os valores instantaneamente.

4)Percentual correspondente à soma dos percentuais definidos no item 3;

5)Tipo de arredondamento utilizado nos cálculos;

6)Configuração previamente cadastrada;

7)Permite a utilização do custo médio, último custo ou o último custo sem a incidência dos impostos (valor unitário simples da nota fiscal de entrada) conforme a necessidade;

8)Permite que sejam filtrados na grade apenas itens contidos em um determinado documento emitido previamente;

9)Efetua os ajustes necessários conforme os parâmetros informados. Nenhuma informação do sistema é alterada antes que este botão seja pressionado.