O controle de comissões permite a atribuição de bonificações aos responsáveis por determinadas receitas.
1)Os itens que irão compor o valor base para o cálculo da comissão (frete, seguro, outras despesas, impostos, etc.);
2)Os documentos que irão gerar comissão (geralmente os documentos em que a venda é concretizada, como notas fiscais). Os documentos que estiverem desmarcados nesta opção terão o cálculo de comissão ignorado;
3)Define se o cálculo das comissões será baseado nos vendedores ou nos produtos. Nos casos em que o administrador opta por pagar uma comissão diferente para cada vendedor, deve ser assinalada a opção 'Vendedor'.
•Ao assinalar 'Vendedor', o sistema utilizará os parâmetros do cadastro do vendedor em questão:
•Ao assinalar 'Produto', o sistema utilizará os parâmetros do cadastro do produto em questão:
•Caso o tipo seja por porcentagem/valor fixo, será utilizado o conteúdo do campo 'Comissão'; Caso o tipo seja por faixa de valor de venda, o sistema irá avaliar as faixas cadastradas, obtendo assim o valor/percentual de comissão correspondente ao valor pelo qual o produto for vendido:
4)Ao assinalar esta opção, a caixa de seleção 'Informar Manualmente' no cadastro de itens dos documentos será habilitada, permitindo a personalização da comissão para o item em questão (ex: devido à uma negociação, em que o vendedor cede parte de sua comissão, para assim atingir o valor desejado pelo cliente e por consequência concretizar a venda);
5)Intervalo de meses ao abrir a tela de manutenção de comissões;
6)Dia em que os administradores do sistema serão avisados sobre o pagamento das comissões do período anterior, permitindo a abertura da tela de manutenção de comissões automaticamente.
Campos referentes ao cálculo de comissão na tela de cadastro de itens do documento:
Geração da conta a receber no documento, onde o valor total de comissão do documento é rateado proporcionalmente entre as parcelas: