A emissão de contas a receber permite o registro e manutenção de valores que a empresa possui com terceiros.
1)Data da emissão da conta, que serve como base para o cálculo das datas das parcelas. É preenchido com a data atual por padrão ao criar um novo registro;
2)Indica se o vendedor informado na conta irá receber comissão sobre os valores informados;
3)Cliente com o qual a empresa possui o crédito;
4)Vendedor responsável pela obtenção do valor. Utilizado para o cálculo da comissão;
5)Centro ao qual será atribuído o lucro;
6)Cobrança bancária a ser utilizada, no caso de impressão de boleto. Caso possua taxa de impressão informada, o valor será atribuído à cada uma das parcelas, e o total será informado no totalizador 'Taxa de Impressão'. Caso seja necessário desconsiderar este valor, pode ser desmarcada a caixa de seleção 'Considerar taxa de impressão';
7)Condição de pagamento, responsável pela geração das datas de vencimento das parcelas. Caso possua acréscimo/desconto, o valor incidirá sobre o total, sendo informado no totalizador 'Cond. Pagamento'. Caso seja necessário desconsiderar este valor, pode ser desmarcada a caixa de seleção 'Considerar ajuste da condição de pagamento';
8)O tipo de geração das parcelas define se o valor será dividido entre as parcelas geradas ou se ele será o valor de cada uma das parcelas (utilizado geralmente para contas mensais fixas, das quais sabe-se o valor aproximado e também que serão recebidas durante um determinado período de tempo, como uma mensalidade por exemplo);
9)Caso a condição de pagamento possua entrada (parcela com 0 (zero) dias), este campo estará habilitado para que o valor seja informado.
10)Padrão de lançamento contábil à ser adotado no momento da criação dos lançamentos;
11)Forma de pagamento sugerida no momento em que os pagamentos forem efetuados, permitindo a alteração para outra forma qualquer.
12)Moeda à qual se referem os valores presentes no documento;
13) Valor bruto da conta, sem incidência de variações (acréscimo, desconto, taxa de impressão, cond. pagamento);
14) Desconto concedido, em valor ou percentual;
15) Acréscimo, em valor ou percentual;
16) Dados do documento responsável pela geração da conta. Contas emitidas através de documentos do sistema permitirão a alteração de apenas algumas de suas informações, afim de manter a integridade dos dados. Para alterá-las por completo, basta abrir o documento de origem;
17)Discriminação dos valores relevantes e do valor total resultante;
18)Lista das parcelas geradas dentro da conta em questão;
19)Parâmetros para o cálculo de comissão (caso exista pagamento de comissão para o vendedor nesta operação);
20)Parâmetros para atualização de multa, juros, etc.
A aba 'Parcelas' contém as frações do valor total conforme a condição de pagamento selecionada:
A edição da parcela permite o ajuste manual dos valores. Lembrando que a soma do valor total das parcelas deverá ser o valor total da conta:
A aba 'Pagamentos' contém todos os pagamentos efetuados para a parcela em questão. O sistema permite a impressão (ou reimpressão) do recibo para o pagamento selecionado.